A manutenção do equilíbrio postural é uma tarefa complexa.
O corpo, para manter o equilíbrio precisa receber informações sobre sua posição no espaço e no ambiente circundante.
Essas informações são transmitidas através do sistema neural, que integra informações sensoriais da sola dos pés para determinar a posição e o movimento do corpo no espaço com informações do sistema musculoesquelético, que gera as forças necessárias para controlar o corpo.
Como pontos de contato entre o corpo e o solo, os pés contribuem para o equilíbrio e a manutenção da postura em pé.
Diferentes tipos de palmilhas foram desenvolvidos para aprimorar as informações sensoriais da região plantar e melhorar a estabilidade postural.
O objetivo das palmilhas posturais é auxiliar no tratamento de problemas posturais, aliviar dores e tratar condições do aparelho locomotor (pernas, joelhos, tornozelos e pés).
As palmilhas posturais são feitas sob medida e moldadas em material ortopédico. Vários estudos têm relatado a importância das palmilhas para melhorar o equilíbrio postural, onde os pesquisadores utilizaram vários modelos de palmilhas, com aplicação de alguns elementos, e encontraram melhoras no equilíbrio e na velocidade de oscilação no sentido anteroposterior, com efeito positivo na estabilidade postural.